quinta-feira, 14 de abril de 2016

PERNAMBUCO COMO REFERÊNCIA NO ENFRENTAMENTO AS DROGAS NO NORDESTE


Projetos desenvolvidos no Recife têm alcançado bons números no combate as drogas.

Uma comitiva vinda do Rio Grande do Norte esteve presente na manhã de hoje (14) na sede da Secretaria de Defesa Social – SDS, para conhecer os métodos que o Recife tem utilizado para o combate as drogas e a inclusão social dos usuários. A comitiva conta com secretários, juízes e conselheiros tutelares.

O Secretário de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas – SECOD, da Prefeitura do Recife, Fernando Dourado, esteve presente ao evento e falou sobre a importância do combate ao uso de drogas. “Apenas no Nordeste são consumidos 40% dos entorpecentes comercializados no País, porém Recife tem apresentado bons resultados na diminuição deste consumo”, contou o secretário. A SECOD desenvolve projetos que estão surtindo efeito, alguns estão se tornando referência no Nordeste e no Brasil.

O Projeto Fábrica é um dos projetos da SECOD, que se iniciou há dois anos e usa a arte como meio de transformar a vida dos jovens usuários. “É preciso dar aos jovens a oportunidade, é preciso mudar a realidade deles para assim conseguirmos enfrentar as drogas”, acrescentou o responsável pelo Projeto Fábrica, Genivaldo Francisco, que estará no próximo sábado no Rio de Janeiro. “Este projeto é importante porque ele dá muitas vezes aos usuários oportunidades que eles não têm. O apoio, a compreensão, um abraço, e claro a arte que tem transformado vidas. Vamos para o Rio de Janeiro apresentar nosso trabalho, isto é sinal que o trabalho está sendo bem feito”, complementou.

“Um lugar onde não tem Arte, a Violência Vira Espetáculo! Já disse tudo.” É o lema do Fábrica. Flávio Selva, um dos integrantes do grupo era usuário de drogas quando conheceu o projeto. “Mudou a minha vida, eu era uma pessoa antes de conhecer e agora sou outra pessoa. Aqui eu tenho amigos, uma família e sempre que um de nós tem uma recaída, estendemos a mão, não julgamos, somente apoiamos. Pois é isso que nos falta, apoio. E aqui é o que não falta”, disse Flávio.


Matéria publicada no site da SDS/PE. (14/04/2016)
Matéria re-publicada JC Online - (Ronda JC) (14/04/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário