sexta-feira, 13 de maio de 2016

DE OLHO NA RUA: SDS E CONDOMÍNIOS EM DEFESA DO CIDADÃO

A pronta resposta policial é um dos fatores que mais cresce no programa. Mais de 80% das solicitações deste ano foram atendidas.

O Programa De Olho na Rua é uma parceria entre a Secretaria de Defesa Social – SDS e o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais – Secovi/PE, iniciado em março de 2004, com o objetivo de dar aos cidadãos uma nova forma de prevenção ao crime. Em 2015, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social – CIODS, através do programa, realizou 653 registros. Já nos primeiros quatro meses deste ano foram 270 ocorrências, com 231 atendimentos aos chamados, o que dá uma média de 85,5% de resposta as solicitações.

O funcionamento acontece através de uma rede de radiocomunicação, que interliga os condomínios com outros residenciais e com as viaturas da polícia militar dos bairros onde estão localizados. Assim, a comunidade atua de maneira proativa no combate ao crime e, consequentemente, na redução dos índices criminais nas ruas e dentro dos prédios. “A veracidade da informação é um dos principais fatores de sucesso do programa, quando recebemos a informação já sabemos que a fonte é segura e que não corremos riscos de um trote. Além do fato que mais pessoas estarão preocupadas com a segurança pública, fazendo um trabalho de parceria”, contou o capitão João Spósito Junior do CIODS.

Dentre os vários benefícios, os condomínios dispõem de funcionários capacitados, pois eles recebem um curso ministrado pela SDS, com certificação, e segurança preventiva a baixo custo, além da maior aproximação e melhor relacionamento com autoridades públicas. Como vantagens ainda podemos citar o apoio das instituições de segurança pública, a confiabilidade nas informações e a agilidade na prevenção ao crime. “Os síndicos precisam se conscientizar da importância do programa, visto que ele traz segurança para o imóvel e para a rua que ele está localizado. E é isso que vale conscientizar. Pois facilita o trabalho da polícia”, disse Telma Rejane, coordenadora do Programa De Olho na Rua.

O programa conta com mais de 600 aparelhos instalados, e não se restringe apenas a residenciais. Lojistas e empresas que quiserem participar do programa podem participar. Para obter mais informações o síndico ou responsável pelo imóvel deve entrar em contato com o Secovi/PE e obter detalhes sobre como se cadastrar através dos telefones: (81) 2123 9400 – 2123 9409 ou pelo email: deolhonarua@secovi-pe.com.br.

Matéria publicada no site da Secretaria de Defesa Social, em 13/05/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário